sábado, 13 de abril de 2013

Cutting, adolescentes que se cortam.



Nos últimos tempos cada vez mais adolescentes apresentam disturbios de personalidade e/ou alimentação, depressão, etc. Esse é um tema polêmico, pois há quem diz que os jovens que se cortam ou automutilam o fazem apenas por modinha ou para chamar a atenção, confesso que eu mesma ja tive esse pensamento mas daí eu disse: Não, espera, não sei nada do assunto.
Sendo assim decidi pesquisar antes de elaborar um texto criticando tais procedimentos, e fuçando em alguns sites, conversando com algumas pessoas me surprendi com o que achei, vamos lá.

Quanto a esse tema, dois tipos de pensamentos predominam.
O primeiro se baseia no fato de que o Cutting se trata de um bando de adolescentes carentes querendo chamar a atenção e seguir uma modinha fútil que vem dos nossos amigos Norte-americanos. "Frescura e moda.
'Dizem que se cortam porque estão passando por uma dor sentimental tremenda', mentira, se estivessem passando por dores sentimentais de verdade, não se cortariam para tirar tirar fotos e também se quisessem se matar de verdade enfiariam um faca no peito e já era."
Palavras de algúm esperto que achei em um forum sobre o assunto.

O segundo se baseia em botar a culpa toda na "sociedade" nos humanos podres, no lixo de realidade que a gente vive, a sociedade e a midia é que têm a culpa de tal comportamento bizarro, isso está estragando nossos jovens. Achei um defensor da causa no mesmo forum:
"Cada vez mais vc vê jovens que se mutilam,depressivos,com uma auto-estima péssima(são mt suscétiveis aos esteriótipos),com distúrbios alimentares,envolvidos com drogas,com síndrome de pânico etc. A adolescência por si só não é uma fase fácil..só de lembrar a minha.Foi duro.Tenho colegas que já tiveram depressivos tendo de recorrer à medicação.Tenho pavor disto.No caso de mutilação é preciso buscar ajuda psicológica [...] É nitidamente um descompasso mental, ninguem em sã consciência corta-se a si mesmo.
O fato de haver tantos jovens se auto-mutilando e com tantos problemas quer dizer que algo não está bem, no meio que lhes estamos a proporcionar crescerem."


Vamos à minha versão dos fatos, acredito que exista o adolescente carente que quer atenção de qualquer forma e a unica solução que vê seja se cortar para conseguir a atenção que procura, (muito embora me negue a tentar entender o que passa pela cabeça desse jóvem para fazer algo assim) estou certa de que mais dia menos dia essa pessoa vai acordar e ver quão ridículo isso tenha sido. Por outro lado, claro que essa pessoa está sofrendo gente ! Ninguem que se corte, por um motivo ou outro, pode ser feliz! Como meu amigo defensor do pensamento ant-sociedade disse alí encima, "É nitidamente um descompasso mental, ninguem em sã consciência corta-se a si mesmo." 
Depende também da pessoa, cada um reage ao sofrimento de um jeito diferente, alguns enlouquecem, outros dizem: Não, isso não vai me atingir. E não venham querer me dizer que é facil dizer, todo mundo passa por dificuldades, ninguém é único, esse pensamento "Porque isso acontece comigo?" é bem egoista, SEMPRE existirá gente em pior situação que você.
Quanto a essa baboseira da sociedade, please!, please people!, sociedade e mídia existe desde sempre, essa dificuldade está aí desde o começo de tudo, tudo é uma disputa, sempre vai ter alguém te querendo ver lá embaixo, se você se sujeitar à humilhação não culpe apenas à sociedade, ela nunca irá mudar, mas você sim, você é quem faz sua felicidade, e desculpem o palavreado mas, E O RESTO QUE SE FODA, o que é sociedade a final? TODOS NÓS SOMOS SOCIEDADE, todo mundo julga, sem exceções, se você não julga ou você ta sendo hipócrita ou você não é humano. É preciso haver pensamentos diferentes, é preciso criticar e ser criticado, o ant-social nada mais é do que alguém que julga a todos por julgar os outros, para você ter um mínimo de qualidade de vida tem que se relacionar com alguém, você nunca vai achar alguém que não julgue, esquece essa ideia.

Concluindo, se você se corta, queima, automutila, etc, vá procurar um profissional, ninguém é louco por procurar um psicólogo, e garanto que você vai tirar um peso de suas costas, desabafar sempre é bom, às vezes isso que você sente é porque durante muito tempo você guardou todo esse sofrimento dentro de você, bote tudo pra fora e vá ser feliz!




Carol T. Hosho



0 comentários:

Postar um comentário